Perguntas & Respostas
A maioria dos pacientes perde de 50% a 80% do seu excesso de peso. Esta perda é muito acentuada nos três primeiros meses e depois é gradativa, de modo que, cerca de 1 ano e meio a 2 anos após a operação, você atingirá o seu peso final. Nesse período é muito importante a avaliação metabólica trimestral e o acompanhamento nutricional e psicológico.
Se você fez cirurgia bariátrica não deve engravidar nos primeiros 2 anos após a cirurgia. Com a mudança anatômica e funcional do trato digestivo ocorre a diminuição da absorção de vários nutrientes como vitaminas, ferro, cálcio e sais minerais; Isso não é bom nem para gestante nem para o bebê. Além do que a perda de peso muda também.
Outro aspecto que devemos lembrar é que com a diminuição do tecido gorduroso, a fertilidade da mulher aumenta, o que facilita a ocorrência da gravidez. Aqui cabe a recomendação para evitar o uso de anticoncepcionais orais (pilula anticoncepcional) após a cirurgia. Converse com seu ginecologista a respeito para escolher o método que melhor atende você.
Deve ser usada nas cirurgias abertas (corte), por 90 dias. Podendo ser retirada à noite para dormir. Cirurgias por vídeolaparoscopia e robótica não há necessidade do seu uso.
As meias elásticas servem para reduzir o risco de trombose e consequentemente embolia pulmonar. Existem meias específicas que podem ser encontradas em lojas de produtos médicos. ( tamanho 3/4, poder de compressão 18 a 23 mmHg). Recomenda-se sua utilização durante a cirurgia até 30 dias de pós-operatório.