Cirurgia Revisional
A cirurgia revisional tem uma indicação bem pontual. Serve para aqueles pacientes que já fizeram a cirurgia bariátrica mas não evoluíram como o desejado.
Pode ser indicada em alguns casos de perda de peso insuficiente, reganho de peso, nos casos de desnutrição, hipoglicemias recorrentes, controle metabólico inadequado, úlceras de boca anastomótica, fístula gastrogástrica, refluxo severo, hérnias mesentéricas.
As consultas pré operatórias costumam ser mais demoradas e muitas vezes precisam ser realizados exames específicos para entender a condição anatômica e funcional. E no caso de a primeira cirurgia ter sido realizada por um cirurgião diferente, é muito importante o paciente trazer o máximo de informações possíveis sobre a primeira cirurgia, porque essas informações serão essenciais para determinar as opções de tratamento.
Essa é uma cirurgia bastante complexa e tecnicamente desafiadora, por isso, o sucesso desse tipo de tratamento depende de uma boa avaliação preliminar com abordagem multidisciplinar.