Vou trazer aqui, a título de curiosidade, alguns tratamentos e técnicas cirúrgicas realizadas pelo mundo.
BariClip
Trata-se de um dispositivo de clampeamento gástrico temporário de contenção. É um mecanismo restritivo que reduz em 75% o volume gástrico. Pode ser utilizado por mais de 30 meses e a sua aplicação é feita por vídeocirurgia.
Endosutura ou Gastroplastia Endoscópica
Ainda não esta liberada no Brasil, mas já é realizada em alguns países. Trata-se de uma técnica endoscópica que faz uma sutura interna no estômago deixando sua forma tubular e reduzindo seu volume. Indicado para pacientes com Obesidade grau I e grau II sem comorbidades.
Aspire
O AspireAssist permite a terapia de aspiração, em que o alimento é removido do estômago após a ingestão. Esse método foi aprovado pela FDA em 2016 para pacientes com IMC de 35-55 kg / m2. O AspireAssist permite o consumo de uma refeição, infusão de água e, em seguida, aspiração de uma porção da refeição. A aspiração do conteúdo gástrico é feita 20 minutos após o consumo de refeições e três vezes ao dia. A aspiração leva cerca de 10 minutos para executar e remove aproximadamente 30% das calorias ingeridas.